quinta-feira, 15 de março de 2012

Compreendendo e Refletindo

O Evangelho de hoje nos mostra que Jesus cura o homem da alienação que o impede a falar.Diante disso, testemunhas oculares habituadas às  práticas ocultas se questionaram sobre “em nome e poder de quem” Jesus estaria atuando.Vendo agora o homem curado e liberto, uma parte da multidão  exclamava: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios” (Lucas 11,15).
Enquanto outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediram que Ele fizesse um milagre para mostrar que o Seu poder vinha de Deus.
“Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, afirma: ‘Todo o reino dividido acaba por se arruinar a si mesmo; a família que se divide em grupos que lutam entre si também acaba por ser destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Se vós dizeis é por Belzebu que eu expulso demônios. Por quem os expulsam os vossos mestres. Assim, os vossos seguidores provam que vós estais completamente enganados. Na verdade, é pelo poder de Deus que eu expulso demônios. O que prova que o Reino de Deus está no meio de vós’” (Lucas 11,17-20).E Jesus ainda diz “Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele. Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando” (Lucas 11,21-23).A ação de Jesus testemunha a chegada do Reino de Deus, pois para vencer satanás é preciso ser mais forte do que ele. Mas Jesus é, ao mesmo tempo, a presença da salvação e do julgamento: quem não age como Jesus, torna-se seu adversário. Estar ao lado de Jesus é escutar a Palavra de Deus, presente no Evangelho, e assumi-la como princípio a ser seguido, pois ela representa e revela a vontade do Pai.Por isso não fechemos o coração aos apelos do Senhor. Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário