quarta-feira, 14 de março de 2012

Compreendendo e Refletindo

Para Jesus a lei moral é obra da sabedoria divina. Por isso, podemos defini-la em sentido bíblico , como uma instrução paterna, uma pedagogia de Deus. Ela descreve ao homem os caminhos, as regras de procedimento que o levam à bem-aventurança prometida pelo Senhor e lhe proíbe os caminhos do mal que o desviam de Deus e do Seu amor. Ao mesmo tempo, firme nos Seus preceitos e amável nas Suas promessas, eis a razão do porquê Jesus diz: “O céu e a terra passarão; porém, nada será tirado da Lei – nem uma só letra, nem uma vírgula,sem que tudo se cumpra".A lei  não deve ser observada simplesmente por ser lei,mas por aquilo que ela realiza de justiça.O fracasso espiritual de Israel, que motivou sua rejeição como propriedade de Deus, não estava na Lei que é perfeita, santa, justa, boa, espiritual e prazerosa (Salmo 19,7; Romanos 7,12.14. 22), mas na atitude de autoconfiança do povo quanto às suas possibilidades de obedecê-la plenamente. Por isso é que Jesus, dirigindo-se ao povo, diz : “Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo“. Assim, Ele ressaltou os princípios básicos da Lei divina como sendo “amor a Deus sobre todas as coisas” e “amor ao próximo como a si mesmo” (Mateus 22,36-40).O Antigo e o Novo Testamento, formam uma unidade indestrutível porque apresentam todo o plano divino da salvação. Assim a lei,contida nos dois,revela-se expressão concreta do amor de Deus por cada um de nós.Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário