No Evangelho de hoje, os judeus, a quem Jesus se dirige no átrio do Templo, compreendem
muito bem a parábola que o Senhor lhes conta, inspirada na alegoria da vinha”Os príncipes dos sacerdotes e os anciãos são os vinhateiros que têm o
privilégio de cultivar a vinha predileta do Senhor, o povo de Israel.
Estes vinhateiros, hoje, somos nós, a quem Jesus encarrega da missão de
cuidar da vinha de Deus, Seu Pai. Aconteceu que, no momento da colheita, ao invés de apresentarem os frutos ao dono, os
vinhateiros quiseram se apropriar deles e maltrataram os profetas que
lhes foram enviados. Hoje acontece a mesma coisa. Apropriamo-nos da vida
de outra pessoa ao invés de protegê-la e fazê-la crescer na
graça, segundo o projeto do Criador, roubamos, traímos, mentimos e
cometemos inúmeros pecados. Jesus nos fala claramente que : “o Reino nos será tirado e entregue à
outros se não nos convertermos das nossas ambições, orgulhos e
vaidades; se não abandonarmos a vida do pecado e não aprendermos a
praticar a justiça e o bem!”. Depois de muitos profetas que pregavam a justiça ( empregados ), Deus envia o próprio Filho com o Reino. A rejeição e morte do Filho trazem a sentença: O povo de Deus, agora congregados de Jesus ( pedra ), passa a outros chefes, que não devem tomar posse, mas servir.Esta é a última oportunidade que Ele nos oferece para que nos tornemos seus colaboradores na obra da salvação. Aproveitemos pois esse tempo de Quaresma para nos livrar dos pecados, e peçamos ao Senhor,fonte de toda sabedoria a ajudar-nos a rever nossos valores e conceitos e não permitais Senhor, que desanimemos na busca constante de um mundo melhor! Glória a vós Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário