domingo, 6 de novembro de 2011

Compreendendo e Refletindo

Hoje celebramos os santos e santas de Deus, comungamos com aqueles que já se encontram na casa do Pai e vivem em plenitude as bem-aventuranças.As bem-aventuranças indicam o caminho da santidade. Ser santo não significa ser uma pessoa fora do comum. Jesus viveu como uma pessoa normal junto à sua família, comunidade e sociedade.Praticou a vontade do Pai nas pequenas coisas e aprendeu, junto com o seu povo e meditando a Sagrada Escritura , a reconhecer os valores que caracterizam uma vida de santidade. Nas bem-aventuranças, ele sintetiza esses valores, encorajando as pesssoas simples e pequeninas a se empenhar  por um mundo novo, o Reino de Deus.Nos dias de hoje, de que maneira podemos viver  as bem-aventuranças ? Quais são os valores a que não podemos renunciar como seguidores de Cristo? Quem são as bem-aventuranças na família, na comunidade, na política ...?O que Mateus nos apresenta no texto de hoje não tenho nem sequer uma sombra de dúvida de que seja o anúncio de um novo céu e uma nova terra onde haveremos de morar. É como que a realização de todas as promessas e bênçãos de Deus nos discípulos da nova Aliança em Cristo, assim como no novo espírito com que se deve cumprir a Lei, concretizado nas práticas da esmola, da oração e do jejum.As bem-aventuranças não são  expressão de pena ou de consolo oportunista para as pessoas sofredoras: pelo contrário, são a convocação de Jesus para o compromisso dos pobres em vista de sua libertação. Elas sintetizam o caminho da santidade que pode ser seguido por todas as pessoas de boa vontade. Louvor e Glória ao Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário