quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Compreendendo e Refletindo

A igreja hoje ,convida-nos a entrar em comunhão com o Deus da vida e rezar pelos falecidos. O dia nos lembra que nossa existência terrena é passageira, mas nem por isso deve ser desvalorizada; também nos lembra que devemos crer na ressurreição.Como Jesus morreu e ressuscitou, Deus ressuscitará os que Nele morreram. E como todos morreram em Adão, todos em Cristo terão a vida.A memória dos defuntos é hoje um dos centros psicológicos da Missa. É consensual e até necessário mencionar publicamente os seus nomes. Na verdade, a morte possibilita que nos abramos completamente Àquele que nos fez viver na terra. Tanto assim que, quer os vivos quer os mortos, comungam o mesmo mistério da graça: a incorporação em Cristo no Seu Corpo Místico. É por isso que, vivos e mortos, verdadeiramente nos encontramos na Eucaristia.É fé da Igreja que a Missa se oferece pelo perdão dos pecados, e outras necessidades ,dos fiéis vivos, mas também pelos defuntos.A Eucaristia é memorial da Paixão e Morte de Jesus. Essa é a razão pela qual ela é o lugar onde melhor podemos recordar os mortos. Ali, recordamos a morte do Rei da vida e professamos a sua ressurreição. Por isso, a recordação da morte dos nossos defuntos é também a da ressurreição.Muitos nos procederam no tempo: deixaram uma herança de vida construída no amor e na fé, no sacrifício e no trabalho. Apresentemos hoje ao coração de Deus todos os nossos falecidos.Louvor e Glória ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário